O mundo do trader pode encantar e desencantar de uma forma muito rápida, são números que mudarão o seu dia por isso, ter controle sobre isso é essencial para crescer a longo prazo. Apesar de ser uma dificuldade, não se preocupe, você não é único e neste texto vamos falar um pouco sobre isso, continue lendo.

Um dos primeiros passos é você ter autocontrole, sem ele, é bem difícil tomar as decisões e quando o objetivo não é alcançado, isso prejudica a confiança de continuar na trade. Por isso, ser pé no chão e reconhecer que não ser no começo que vai conquistar tudo é importantíssimo, além de ser uma dica para vida.

Dúvidas que podem surgir sobre controle da inteligência emocional:

  1. Comemorar gol prejudica minha instabilidade?

Não! Um gol a favor mostra que seu trabalho foi bem feito e a recompensa veio, por isso, não há problema. Apesar de algumas pessoas no meio do trade esportivo achar antiprofissional, não entendemos dessa forma. Você só não pode se deixar levar por esse gol, a racionalidade tem que se manter.

  • Como fazer para não tornasse um dependente do trade esportivo?

Algumas pessoas começam como trader achando que irão ganhar dinheiro fácil ou que conquistarão os objetivos sem fazer nada, o que não é verdade. Na banca esportiva, além da dedicação, é necessário estudo, pesquisa, análise e muito mais. Precisa ter paciência e a consciência que os resultados serão construídos ao longo prazo.

Sem esse controle, alguns trader acabam por aumentar a quantidade de investimento e a frequência sem a preparação e o estudo que ação precisa, com isso, o descontrole aumenta e torna uma bola de neve. Para evitar isso é preciso entender o trader esportivo como um trabalho que por mais que seja de um esporte que é a sua paixão você está fazendo um investimento que precisa calcular todos os riscos.

Como lidar com a euforia de uma sequência boa e como lidar com a frustração de um resultado não positivo?

Como já citado em outros momentos do texto é essencial saber lidar com os resultados independente de qual que seja. Em ambos os casos, o maior problema pode ser o ponto de vista que você dará para essas emoções.

Euforia: é normal, depois de uma sequência positiva, você achar que todas as suas operações serão de lucros, o que não é o caso. Não saia da sua gestão de banca, continue com seu planejamento inicial.

Desânimo: Uma sequência negativa e comum, resultados dos jogos nem sempre são previsíveis e, como todo trade, a banca esportiva não é uma ciência exata. Alterações acontecem e isso pode fazer com você não tenha o lucro que planejou. Mas, isso não pode te abalar, tenha em mente que todos já passaram e ainda irão passar. O importante é não desistir.

Considerações finais

Antes de iniciar qualquer operação pense: como eu me sinto no mercado – fico frustrado, tenho medo, eufórico ou feliz? Após isso, pense: eu consigo controlar qualquer que seja o sentimento que nutro? Se sim, opere. Ter emoção faz parte da condição humana, não dá para arrancar de você. Basta trabalhar no dia a dia formas de concentração e controle emocional, após isso, estude e abra uma banca esportiva na Rocket Sistema, juntos iremos fazer uma parceria de sucesso.